Internet das Coisas - (IoT) na área da saúde - Univision
1740
post-template-default,single,single-post,postid-1740,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Internet das Coisas – (IoT) na área da saúde

O Setor da saúde é um dos que mais investe em tecnologia e promove inovação. E a IoT na área da saúde pode trazer importantes evoluções e desenvolvimentos significativos quando se fala em aumentar a eficiência de processos, com mais tranquilidade para funcionários e qualidade de vida aos pacientes.

O que é IoT?

Mas vamos partir do princípio. Afinal, o que é IoT?

A Internet das Coisas (IoT), ou Internet of Things, é um conceito que descreve o universo de objetos conectados à internet e suas atribuições. Para simplificar, podemos considerar que a IoT é basicamente, um conjunto de físicos capaz de reunir e transmitir dados. Mas o que isso tem a ver com a saúde? Bem, tudo!

IoT na saúde

Automatizar e informatizar os processos da IoT na saúde, além de trazer mais eficiência, também traz segurança para os processos. Se bem aplicada, dentro da área médica, pode impactar nos custos e melhorar todos os resultados da organização, além de oferecer uma experiência mais satisfatória e humanizada ao paciente, contribuindo para que as consultas e todos os processos que o envolvem sejam cada vez mais personalizados e atenciosos.

A partir da Internet das Coisas, é possível integrar dispositivos médicos a uma rede de comunicação onde ocorre a troca e a coleta de informações. Os dispositivos interagem entre si até resolver problemas e gerar eficiência, de maneira totalmente autônoma.

Um exemplo prático de como isso acontece, são os aplicativos móveis que se conectam a outros dispositivos eletrônicos como os relógios inteligentes, por exemplo. Ao se conectarem, é possível obter dados sobre a saúde do paciente, enviando informações precisas que podem auxiliar o médico na detecção e tratamento de possíveis doenças. De forma prática, na IoT são aplicadas soluções que conectam dois dispositivos e com isso, acontece um envio de informações que possibilita mais autonomia para o paciente, e um monitoramento mais próximo e personalizado durante o tratamento.

Existem inúmeras vantagens acerca da utilização da IoT na saúde, mas com certeza a principal delas é a possibilidade de monitoramento contínuo do paciente, o que contribui para que o tratamento seja mais eficaz e cuidadoso. Além disso, o acesso a tantos dados pode auxiliar em diagnósticos mais rápidos e precisos.

A IoT traz vantagens para todos os públicos: pacientes, pesquisadores, unidades e profissionais de saúde. E além da vantagem principal já citada, temos também algumas outras como: facilidade no compartilhamento de dados; empoderamento do paciente e histórico médico mais completo, para diagnósticos sejam cada vez mais assertivos.

Quanto mais a utilizamos, mais ela irá demonstrar seu potencial e sua aplicabilidade nas mais diversas áreas.

Como healthtech, a Univision oferece diversos produtos que simplificam o cuidado com a saúde, facilitando a prevenção, o acompanhamento e o tratamento de doenças, além de descomplicar a interação com as operadoras de plano de saúde. Mais que isso, a Univision permite que o seu negócio faça uso da IoT para facilitar processos internos e melhorar a experiência dos pacientes.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!

Nenhum Comentário

Comentar