A importância da medicina preventiva aliada a tecnologia - Univision
1002
post-template-default,single,single-post,postid-1002,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

A importância da medicina preventiva aliada a tecnologia

Descrever saúde apenas como um estado de ausência de doenças já é ultrapassado, porque, atualmente, ser saudável significa também ter bem-estar físico e mental. Para incentivar o cuidado com a saúde além do tratamento após o surgimento de doenças, a medicina preventiva tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

A medicina preventiva aborda todos os aspectos do corpo, promovendo a saúde e qualidade de vida ao incentivar a mudança de hábitos nocivos, como o sedentarismo e o tabagismo, e conscientizar sobre a necessidade de exames periódicos ou da vacinação.

O diagnóstico precoce é essencial na prática de medicina preventiva, com a realização de consultas de rotina e exames regulares que possam identificar fatores de risco em estágios iniciais. Com essa abordagem, também é possível evitar tratamentos mais agressivos no futuro, já que também promove um acompanhamento de doenças crônicas. 

A conduta da medicina preventiva pode ser utilizada por diversas especialidades médicas e é dividida em quatro vertentes: 

  • Prevenção primária: a primeira atenção dada ao paciente, tem como objetivo eliminar fatores de risco impedindo que eles atinjam o corpo humano com o incentivo da vacinação e controle de hábitos básicos
  • Prevenção secundária: é o momento de conscientização sobre a importância de detectar doenças em estágio inicial para evitar a evolução do quadro, promovendo a realização de exames de diagnóstico.
  • Prevenção terciária: fase de elaboração de um tratamento inicial para reduzir o impacto da doença, como mastectomias, radioterapia, entre outros.
  • Prevenção quaternária: métodos para minimizar os efeitos colaterais das intervenções médicas excessivas

A tecnologia aliada a estratégia da medicina preventiva pode trazer ainda mais benefícios e resultados eficientes para médicos e pacientes. Consultas de acompanhamento por videochamada, envio de receitas de forma online, aplicativos de monitoramento de doenças crônicas e marcação de consultas médicas por apps, são algumas das formas como a tecnologia e a internet auxiliam na medicina preventiva.

Por trazer mais praticidade para a vida das pessoas, a tecnologia facilita a interação entre médico e paciente, promovendo o cuidado com a saúde física e mental.

A Univision, como Healthtech, acompanha todas as novidades e evolui junto com a tecnologia. Oferecemos soluções em telemedicina e também aplicativos para facilitar o cuidado com a saúde como o app QUER, que permite que o usuário compartilhe informações com a sua operadora de plano de saúde, que, por sua vez, pode monitorar os doentes crônicos e planejar campanhas de prevenção.

Entre em contato conosco e conheça nossos produtos e serviços!

 

App QUER

App Unimed Cliente

App Unimed Cooperado

Nenhum Comentário

Comentar