Medicina digital e saúde pública: Futuras tendências - Univision
998
post-template-default,single,single-post,postid-998,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Medicina digital e saúde pública: confira as tendências do cuidado com a saúde para os próximos anos

Com todas as mudanças que o ano de 2020 trouxe para a medicina e para a sociedade, seria impossível não levar algumas lições para o futuro. Diversas tendências emergiram nesse tempo, já que a pandemia de COVID-19 trouxe transformações econômicas, políticas e sociais, entre outras. Com todo esse cenário percebemos a necessidade de tomar um passo de cada vez, aprendendo com cada desafio que encaramos. Na medicina e no cuidado com a saúde não é diferente, a área evolui constantemente, acompanhando as movimentações da sociedade.

Confira, a seguir, as principais tendências do cuidado com a saúde para os próximos anos.

Medicina digital

A medicina normalmente resistia às revoluções tecnológicas, mas a pandemia de COVID-19 mudou completamente esse cenário. A impossibilidade de sair de casa, e muito menos de ir até um hospital, fez com que a telemedicina tomasse conta do cuidado com a saúde de todos os países do mundo. 

O impacto disso é surpreendente, pois com a grande conveniência de ser atendido por um médico do conforto de casa, muitas pessoas não cogitam voltar ao modelo tradicional, revolucionando o atendimento médico. Porém, também coloca em evidência a desigualdade no acesso ao cuidado médico, já que muitas pessoas não têm acesso às tecnologias necessárias para essa modalidade.

Agilidade

A pandemia de COVID-19 atingiu o planeta de forma rasteira, impactando a vida de literalmente todas as pessoas do mundo, que estavam completamente despreparadas para uma situação dessas. Isso exigiu uma resposta muito rápida dos médicos, pesquisadores e indústrias farmacêuticas. As medidas de combate à doença e as pesquisas de tratamentos e vacinas começaram de forma quase imediata, o que com certeza evitou uma destruição muito maior causada pelo coronavírus.

Segurança digital

Com o avanço da tecnologia no cuidado com a saúde, as medidas de segurança digital já estão em evidência. No Brasil, está em vigência a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Pela LGPD, dados médicos como prontuários eletrônicos são considerados sensíveis. Por isso, todas as empresas de software precisam adequar suas soluções para atender a nova legislação e proteger os dados dos pacientes.

Saúde pública

A pandemia nos mostrou a necessidade da saúde pública de qualidade, acessível para todos. Com isso, os países têm enfrentado obstáculos que se solucionados de forma correta e duradoura podem mudar completamente o cuidado público com a saúde. Alguns desses desafios são a tecnologia e as informações unificadas, o controle de vacinação, o monitoramento de vacinados e o mapeamento geográfico.

No Brasil, por exemplo, o SUS poderia ser um grande exemplo de saúde pública se houvesse mais investimento em tecnologias e na unificação de informações não só dentro do próprio sistema, mas também com as operadoras de plano de saúde privados. 

A Univision se orgulha de ser uma Healthtech brasileira que trabalha todos os dias para trazer o cuidado com a saúde para as mãos de todas as pessoas. Estamos sempre de olho nas tendências, nos adaptando às necessidades dos brasileiros. Conheça os nossos produtos e serviços!

 

App QUER

App Unimed Cliente

App Unimed Cooperado

Nenhum Comentário

Comentar