Os benefícios da telemedicina além da pandemia de COVID-19 - Univision
957
post-template-default,single,single-post,postid-957,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Os benefícios da telemedicina além da pandemia de COVID-19

A telemedicina é uma solução tecnológica que viabiliza o atendimento médico a distância, possibilitando a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde de forma remota. Com essa opção, é possível buscar atendimento médico em qualquer lugar, motivo pelo qual a telemedicina foi disseminada durante a pandemia de COVID-19. 

Porém, a telemedicina traz diversos benefícios para o cuidado com a saúde e o atendimento de pacientes que vão muito além da pandemia de coronavírus. A consulta em telemedicina pode acontecer por smartphones, tablets, outros dispositivos tecnológicos ou até mesmo pelo telefone convencional.

A situação da telemedicina no Brasil começou em março de 2020, no início da pandemia do coronavírus, quando uma lei regulamentadora da prática foi aprovada. Com a lei, pacientes podem solicitar consultas com médicos específicos ou podem usufruir do recurso oferecido pelas operadoras de saúde digital ou de plano de saúde. O Conselho Federal de Medicina estabeleceu três formas de abordagem para o atendimento médico remoto:

  • Teleorientação: o paciente instrui o paciente de acordo com os sintomas citados, dando orientações e indicando para um atendimento presencial possivelmente necessário
  • Teleinterconsulta: o médico responsável se reúne com outros profissionais de diferentes áreas para discutir um caso e receber opiniões
  • Telemonitoramento: uma teleconsulta de acompanhamento dos sintomas e da situação do paciente para verificar alguma alteração do quadro

Além de quebrar barreiras no cuidado com a saúde, a telemedicina também traz diversos outros benefícios que são motivos para que a modalidade continue sendo utilizada mesmo depois que a pandemia de COVID-19 acabar.

Benefícios 

Mais acesso a cuidados médicos 

A telemedicina é democrática, permitindo que pessoas com necessidade de assistência médica e dificuldades de obter cuidados, como idosos ou pessoas com deficiência, tenham acesso ao atendimento médico de qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, o fato de poder cuidar da saúde de casa é uma grande vantagem para áreas rurais, onde existem poucos centros de saúde e médicos disponíveis. 

Mais qualidade no atendimento

Estudos indicam que os pacientes de telemedicina acabam se envolvendo mais com os cuidados com a saúde, o que resulta em menos internações e menos tempo em hospitais. A maioria dos atendimentos médicos não precisam de exames laboratoriais ou testes físicos, por isso, a comodidade de poder ser atendido no conforto de casa faz com que muitos pacientes se sintam mais incentivados a cuidar da própria saúde.

Além disso, a telemedicina facilita a comunicação direta, já que, sem o tempo de espera nos consultórios, os pacientes e médicos tendem a ir direto ao ponto, resultando em um atendimento mais assertivo e efetivo.

No âmbito do telemonitoramento, a modalidade de atendimento médico online também facilita o tratamento. No modelo tradicional, pacientes que tomam medicamentos recorrentes, como doentes crônicos ou pacientes psiquiátricos, precisam passar por consultas médicas completas, consumindo tempo e dinheiro, o que pode muitas vezes gerar em uma interrupção do tratamento.

Nesse sentido, é necessário citar os  benefícios da telemedicina para a saúde mental. Um estudo inclusive descobriu que a telemedicina era uma parte importante no tratamento psicológico ou psiquiátrico. Ao mesmo tempo que diminui o tempo e o dinheiro gastos em consulta de rotina, ela permite que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de atendimento, que normalmente não é visto como uma prioridade. Finalmente, as consultas remotas também trazem a vantagem de que o paciente pode se sentir mais confortável em seu ambiente.

Redução de custos

A telemedicina reduz custos para ambas as partes, pacientes e médicos. Por ser menos dispendiosa que uma consulta tradicional, é possível cobrar menos pelo atendimento, possibilitando que mais pacientes possam ter acesso ao cuidado com a saúde, já que também não há os gastos com transporte.

Para os médicos, é possível atender mais pacientes e reduzir custos diretos e indiretos, como custos de consultório e de tempo de espera. 

Em resumo, a telemedicina, como todas as tecnologias, está sempre em evolução, se adaptando à realidade de países, pessoas e profissionais. A Univision, como Healthtech, acredita que investir na telemedicina é apostar no futuro do cuidado com a saúde. Com o intuito de atender o Sistema Unimed, customizamos a plataforma JITSI para execução em nossa nuvem e a adaptamos com o objetivo de ser agregada a suas outras soluções de saúde.

Quer conhecer mais sobre as soluções de tecnologia voltadas para a área da saúde desenvolvidas pela Univision? Entre em contato conosco!

 

App QUER

App Unimed Cliente

App Unimed Cooperado

Serviços

Nenhum Comentário

Comentar