Tecnologia e gestão da saúde no Brasil - Univision
913
post-template-default,single,single-post,postid-913,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Tecnologia e gestão da saúde no Brasil

Faz alguns anos que a tecnologia deixou de ser um custo extra e passou a ser uma ferramenta essencial para a gestão da saúde eficiente. A existência das healthtechs é com base nesse conceito de que soluções de tecnologia são o futuro da área da saúde. Para as operadoras de plano de saúde, isso significa implementar soluções que tenham como objetivo a redução de custos e o mapeamento de dados.

No Brasil, o cenário é atípico, com 47,5 milhões de beneficiários e 80% dessas pessoas sendo beneficiárias de planos coletivos por meio de seus empregadores. Além disso, a inflação médica passa dos 300% no país, indo contra a realidade de outros países desenvolvidos, onde o número gira em torno dos 40%. Isso tudo significa mais custos para as operadoras de plano de saúde, que precisam se aliar à tecnologia para reduzir seus custos e, ao mesmo tempo, priorizar o indivíduo que não irá abrir mão do cuidado com a saúde.

Dados e prevenção: passos para o futuro

Para continuar cuidando das pessoas com um serviço de qualidade, as operadoras de saúde precisam ter como prioridade o controle eficaz da sinistralidade. O cálculo feito pelo número de acionamentos realizados por beneficiários e a quantidade de prêmios recebidos pela operadora pode apontar custos excessivos e desequilíbrio financeiro.

Para evitar a utilização excessiva e, muitas vezes, desnecessária dos planos de saúde, as operadoras precisam investir em duas áreas: mapeamento de dados e prevenção. Os dados devem ser uma ferramenta de identificação de grupos de risco ou de pessoas com doenças crônicas. Com esses perfis mapeados, a operadora pode implementar campanhas de prevenção e bem-estar.

O uso da tecnologia como identificação e prevenção foi amplamente disseminado para a população devido à pandemia da COVID-19. Com a telemedicina, médicos poderiam identificar casos leves e graves da doença, evitando o grande fluxo de pessoas indo ao hospital sem necessidade. Com essa porta aberta, o cenário é favorável para que as pessoas estejam mais propensas ao uso da tecnologia para a gestão da saúde individual e prevenção.

Com isso em mente, a Univision conta com diversos produtos e serviços de tecnologia que devem auxiliar as operadoras de plano de saúde a fazer uma gestão de saúde mais eficiente e com menos custos. Conheça a seguir algumas das nossas soluções.

Plataforma QUER

O QUER é uma plataforma integrada com Portal Web e aplicativo disponível na Google Play Store e AppStore. Com ele, beneficiários podem inserir dados que se tornarão um mapeamento dos perfis de saúde da carteira de beneficiários da operadora. Com os grupos de risco identificados, a operadora pode criar campanhas de saúde personalizadas para cada perfil, reduzindo custos de internação, reinternação e atendimentos ambulatoriais.

Apps para clientes e cooperados

Os apps direcionados para beneficiários e cooperados têm o objetivo de aproximar as pessoas às suas operadoras de plano de saúde. As funcionalidades do app simplificam a gestão da saúde com ferramentas como cartão virtual, liberação de guias, pagamento de boletos e contas, consulta de carência, entre outras.

Soluções em chatbot, Inteligência Artificial e teleatendimento

Acreditamos que soluções de tecnologia também são peças fundamentais para a redução de custos na gestão da saúde. O uso da Inteligência Artificial para positivação facial e auditoria médica de segunda consulta, a implementação de chatbots para mais eficiência no atendimento ao cliente e a utilização da plataforma JITSI para teleatendimento seguro são algumas das nossas apostas para o futuro das operadoras de plano de saúde.

App QUER

App Unimed Beneficiário

App Unimed Cooperado

Nenhum Comentário

Comentar